Rio Grande do Norte, 524 anos de alma nordestina

por Iranildo Rocha publicado 08/08/2025 08h22, última modificação 08/08/2025 08h22

 

Natal, 7 de agosto de 2025 – Hoje o Rio Grande do Norte completa 524 anos de história e encanto. Esta terra que inspira, encanta e carrega a alma do Nordeste celebra com orgulho sua presença marcante no coração do Brasil.

A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 7.831, de 30 de maio de 2000, que estabelece o dia 7 de agosto como o Dia do Rio Grande do Norte, em memória à fixação do Marco Colonial de Touros, em 1501. 

Não se trata, porém, de feriado estadual, mas de uma celebração que traduz a ancestralidade e os valores desta terra milenar. 

Uma terra que carrega a alma nordestina


Desde a era das caravelas, quando o navegador André Gonçalves fincou o primeiro marco colonial em solo potiguar, esta região mostrou ao Brasil e ao mundo sua beleza, cultura, resiliência e força. O Rio Grande do Norte pulsa com a riqueza da memória coletiva, da tradição do forró ao brilho das festividades populares, abraçando a todos que são tocados por seu calor humano e paisagens inspiradoras.

 

 

Parabéns, Rio Grande do Norte!

 

 

Celebramos sua força, sua história e seu futuro promissor. Que continuemos a honrar suas raízes, preservar seu patrimônio e levar o seu encanto além de suas fronteiras. Parabéns, Rio Grande do Norte!